A DIFERENÇA ENTRE O DON DE CURA E DE MILAGRE...

16-06-2013 16:02

A bíblia usa diversos termos para designar estes feitos extraordinários de Deus: curas, milagres e sinais. Mo salmo 72-8, Deus é exaltado por Salomão, como aquele que realiza estes sinais. No livro de Acts temos: ´´e Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários´´( Atcto 19-11). Contudo, à despeito desses actos poderem ser designados genericamente como milagres, na lista dos dons carismáticos em 1co. 12:8-10, Paulo os menciona separadamente: ´´dons de cura ´´e  ´´ operações de milagres´.

Dons de curar – esse dom diz respeito à cura de uma enfermidade física, psíquica ou espiritual contraída pela infecções do organismo por micro-organismos, ou pelo desequilíbrio psico-somático no organismo da pessoa, ou ainda devido a problemas psico-espirituais, com distúrbios da mente e da alma. Notemos, por exemplo, o registo de Actos 28:2 ´´Aconteceu achar-se enfermo de disenteria, ardendo em febre, o pai de Públio. Paulo foi visita-lo e, orando, impões-lhe as mãos e o curou´´. Essas espécie de cura, pelo poder do Espírito Santo, é sempre uma acto sobrenatural, não sendo indispensável qualquer recurso material humano para ser realizado.

Operação de milagres – esse dom diz respeito não somente à cura de um mal conforme o cima descrito, mas à restauração de algo que estava deformado e inútil. Por exemplo, a cura de um paralítico de nascença, ou cujos membros ficaram atrofiados devido a alguma doença; a ressurreição física de alguém; a restauração ou a doação da vista a um cego, ou mesmo o contrario como vemos em actos 13:4-15 em que Elimas, o mágico, que se opunha aos caminhos do Senhor, recebeu do apostolo Paulo o castigo da cegueira, ainda que passageira ( ver também Act 14:8-18)

Share |