Preocupação com liberdade religiosa no Uzbequistão

19-10-2010 22:46

 

Uzbequistão – A Comissão pela Liberdade Religiosa da Aliança Evangélica Mundial (WEA) expressou sua preocupação com o recente desenvolvimento no Uzbequistão, onde uma igreja foi invadida pela polícia, sem mandado.

A polícia invadiu a propriedade e prendeu oito membros da igreja, impondo multas muito altas.

No dia 16 de maio de 2010, uma igreja em Tashkent, capital do Uzbequistão, foi invadida pela polícia, polícia secreta, fiscais e pela vigilância sanitária.

A igreja, de 500 membros, que estava realizando o culto de domingo e a escola bíblica para as crianças, teve suas reuniões filmadas pela polícia. Após 5 horas realizando uma busca, sem mandado, a polícia prendeu oito membros, inclusive o co-pastor Artur Avanesyan.

Eles foram mantidos na detenção por 24h, sem receber alimento ou água, e não puderam entrar em contato com suas famílias. A polícia confiscou computadores, impressoras, e materiais cristãos. As autorizações entregues pelos pais de 392 crianças para que pudessem frequentar a escola dominical também foram levadas pela polícia.

No dia 18 de maio, o tribunal do distrito entregou a sentença para três dos membros presos, de 15 dias de detenção. Outros dois tiveram que pagar multas muito altas, equivalentes a cinco vezes o salário mínimo, e os três restantes receberam multas de oito vezes o salário mínimo. A igreja uzbeque ficou chocada com a sentença.

A Igreja de Cristo na cidade de Tashkent é uma congregação registrada em 1999 e foi aceita legalmente pelo departamento de justiça de Tashkent. Os lideres da igreja ficaram preocupados de que esse incidente seja um sinal de que as autoridades estão tentando fechar a igreja.

Essa invasão é o acontecimento mais recente em uma série de invasões similares em igrejas protestantes esse ano.

Fonte: Christian Today

Share |