AQUI E AGORA

30-03-2013 19:25

João 11:2-26 A ressurreição de Lázaro

Pr. Edemar V. da Silva

INTRODUÇÃO

Muita gente parece que só sabe focalizar o PASSADO. Outros conseguem até crer no FUTURO, Entretanto, precisamos aprender a crer acerca da vontade do Senhor e da providência divina para o tempo presente, para hoje, para AQUI E AGORA!

I - GENTE QUE ENFOCA O PASSADO

Jesus aparenta não ir ao encontro de Lázaro quando toma outra direção. No momento mais difícil, Lázaro morre, e parece que Jesus não assistiu a sua família. No verso 21, registra-se a expressão do coração de Marta, e no 32 o de Maria: "Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão."

Marta parece queixar-se, mostrando a expectativa de sua fé em Jesus.

Parece que ela está muito atenta à atitude de Jesus no que diz respeito ao passado.

Parece que vê Jesus e visualiza apenas seu fracasso e tristeza no passado, e consegue apenas enxergar o fracasso e a ausência de Jesus.

APLICAÇÃO

Você já não pensou nisso, que por causa da ausência de Jesus você fracassou, experimentou a derrota, e foi envergonhado diante da expectativa que você tinha sobre Jesus. Parece que Jesus falhou com você no momento mais importante de sua vida.

Marta é o tipo de pessoa que enfoca muito o passado e seus fracassos.

Marta e Maria falam de pessoas que são tentadas sempre a olhar para trás, e achar que Deus é culpado dos fracassos de sua vida, que não as atendeu quando necessitavam.

São pessoas que vivem amarguradas, e têm a mesma atitude até o dia de hoje.

Sentimentos de rejeição, inferioridade, superioridade, traumas, desequilíbrios emocionais, psiquismo afetado, gente que não consegue fixar os olhos pelo menos na possibilidade presente de uma vida vitoriosa, e estão sempre olhando para trás.

Mas quem deseja que olhemos para nosso passado que nos envergonha, não é Deus. O passado de todos nós nos envergonha. Jamais gostaríamos que fosse feito um filme de nosso passado. Quantas coisas nos feriram, a nós e a outras pessoas. Se nós pudéssemos voltar ao passado para consertar, certamente o faríamos. Certamente hoje faríamos diferente o que fizemos no passado.

"Ah Senhor, se estiveras lá no meu passado!" Então Satanás começa a nos acusar e nos condenar.

Isaías 43:18: "Não considereis as coisas passadas."

Deus permite muitas vezes que fiquemos sozinhos no deserto para saber o que vai em nosso coração. É o mesmo que ocorreu com Marta e Maria, se elas seriam capazes de continuar firmes a despeito das circunstâncias.

A nossa tendência é culpar Deus pelos nossos fracassos e problemas. No deserto não sabemos por onde ir, mas Ele faz um caminho no deserto, e rios no ermo (seco, árido), para não nos perdermos, termos direção e rumo.

Será que vocês não percebem que devem olhar para a frente? Há muitas possibilidades em Deus. Isaías 43:25 mostra que tipo de memória tem o Senhor sobre nós: ele não se lembra mais de nossos pecados.

O espírito de acusação vem do inferno, pois Deus não acusa ninguém.

Ele sempre nos torna dignos e nos cura, perdoa, liberta, fortalece, nos aceita.

A igreja é para isso, não é para acusar nem condenar ninguém. A IGREJA NÃO EXISTE OLHAR PARA O PASSADO DE NINGUÉM, E SIM PARA LEVAR AS PESSOAS A ENCONTRAR EM CRISTO UMA NOVA ESPERANÇA, DEIXANDO AS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM, E PROSSEGUINDO PARA AS QUE ESTÃO ADIANTE...

A IGREJA É instrumento para levantar o caído, curar os quebrantados de coração, cuidar, amar, consolar, fortalecer.

O diabo sempre mentiu, oprimiu, humilhou e destruiu, mas a graça de Jesus Cristo é muito maior, suficiente para amar e levantar o perdido, acolhê-lo, abençoá-lo. Aprendamos a amar e a servir as pessoas como Jesus faz.

Os hipócritas devem ser tratados como Jesus os tratou: com azorrague na mão, para evitar que continuem trazendo dissensão na igreja de Deus, Mas para as verdadeiras ovelhas há óleo, unção, água, graça.

O passado nunca mais. "Esquecendo-me das coisas que para trás de mim ficam, eu prossigo para o alvo", dizia Paulo.

II - PARECE NÃO SER MUITO DIFÍCIL CRER ACERCA DE COISAS FUTURAS...

Em João 11:24 Marta declara que sabia que o irmão ia ressurgir no último dia.

"Não tem problema, estou sofrendo hoje, mas naquele dia vai ser diferente, lá na eternidade a situação vai ser diferente."

Marta está olhando para o futuro, para o "um dia" lá na frente. Mas aqui, agora, é mesmo isso, um vale de sofrimento, derrotas, mas naquele dia sim, tudo será maravilhoso!

MUITOS NÃO CONHECEM A VONTADE DE DEUS, NÃO SABEM SE DEUS QUER...

Mateus 8:2 diz "se quiseres que minha vida..." . É o que muitos estão dizendo: "eu sei que tu podes, mas não sei se tu queres."

Sabem que Deus pode todas as coisas, mas não conhecem a sua vontade.

III - DEUS QUER NOS ABENÇOAR AQUI E AGORA!

E Jesus diz que não é para a eternidade e para o futuro, mas para aqui e agora.

Jesus quer que tenhamos saúde agora,

que nossos lares sejam abençoados agora,

que estejamos prósperos AGORA!,

sejamos cabeça e não cauda, AGORA!

que possamos sempre emprestar e nunca pedir emprestado AGORA!

Não só eu posso, mas eu quero - são as palavras de Jesus hoje para nós.!

Saibamos que a vontade de Deus é nos abençoar aqui e agora, e não apenas no futuro.

É para hoje, é neste momento. Não precisamos esperar pela eternidade. ESTA É A SUA VONTADE.

Há pessoas que olham só para o passado. Outras somente para o futuro.

Mas Jesus diz: "eu sou a ressurreição e a vida, e todo aquele que crê em mim viverá". Precisamos enfocar a vontade de Jesus neste mundo agora.

Muitos não são curados agora porque crêem que a vontade de Deus não é curá-los agora.

Estão pobres, necessitados e perdidos porque não crêem que Deus quer abençoá-los agora!

Atos 16: 31 Mostra-nos a história de um carcereiro que, impactado com o testemunho de Paulo e Silas, precisava experimentar a vitória em Cristo naquele mesmo instante, e encontrou-a ao crer no Senhor e abrir o seu coração!

"Como vocês louvam quando tudo vai mal, apanharam e estão cantando, estão com fome e não estão reclamando!" E a resposta é somente uma: " crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". E naquela noite, ele e toda a sua casa foram salvos e batizados na águas. Deus é o Deus do presente, do agora, que opera agora a salvação, opera agora a cura, a libertação.

Não é para um dia, ou para depois, ou para amanhã, mas é para agora! "Quem crê em mim, ainda que esteja morto espiritualmente viverá eternamente." Chegou o tempo da grande libertação!

CONCLUSÃO

O diabo está querendo que você volte para o passado, e quando percebe que você está começando a crer diz: "Isto é para o futuro"!

Não lhe dê crédito! Ouça o que o ESPÍRITO SANTO está lhe dizendo...

QUE DEUS QUER ABENÇOAR VOCÊ HOJE, AQUI E AGORA!

ELE QUER LIBERTAR VOCÊ AGORA!

A HORA DE MUDAR DE VIDA não é depois, é AGORA!

Deus quer que você viva suas abundâncias hoje e agora.

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente Hb 13:8.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mensagem preparada pelo Pr. Edemar V. Silva e pregada em culto público na Comunidade Presbiteriana Shekinah no ano de 2002.

Share |